PASTORAL – SABEDORIA, O SEGREDO DAS FAMÍLIAS DE SUCESSO

Posted by Alexandre Camargo, With 0 Comments, Category: Pastoral,

O desenvolvimento tecnológico, a pós-modernidade, o novo jeito de pensar a vida e a velocidade e acesso das novas informações tem colocado muita pimenta, ardida, nos relacionamentos familiares, e deixado os pais em crise por não saberem como agir neste novo tempo para cuidar e encaminhar seu lar. Soma-se a isso a fixação no mundo virtual que deixa os mais novos alienados de relacionamentos pessoais, onde se encontra afetividade, o que resulta no assustador crescimento da depressão na faixa entre 15 e 29 anos.

A família está em crise. Qual é a solução? É preciso sabedoria. O livro de Provérbios se apresenta como referência para todos. Logo no início já mostra pra que veio: “O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria…”. No entanto, diante da atual crise existencial do ser humano e toda a carga de informações derramada sobre ele, é compreensível que esteja desnorteado.

Assim, parece impossível conseguir sabedoria para agir, mas não é. O livro de Tiago com sua exortação para uma vida cristã prática aponta para a fonte de sabedoria: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (1.5). Precisa de sabedoria? Vai à Fonte certa. Tiago alerta para o foco: “Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento”(1:6). Precisa de sabedoria? Vai certo à Fonte.

Para mim, na liderança de uma família, é sempre um alívio saber que não estou só. Eu tenho um Pai que é fonte de sabedoria. Eu posso buscá-lo. Recorrer a ele nas minhas incompreensões, fraquezas e desajustes emocionais. Eu sou afetado pelas novas circunstâncias e pelo novo tempo. Ele não. O conhecimento dEle é acima de todo conhecimento e isso me dá descanso pois posso desfrutar da Sua paz (Fl 4.7).

Para você, aconselho a buscar sempre o Senhor. Peça sabedoria ao Pai em todos os seus desafios. Ele conhece o caminho certo. Ele “refrigera a alma”e dirige “às águas tranquilas” (Sl 23).

Pr. Elias Soares

Versículos:

“É o Senhor quem dá a sabedoria; sabedoria e o conhecimento vêm dele”. Pv 2.6

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina”. Pv 1:7

“Meu filho, se o seu coração for sábio, o meu coração se alegrará”. Pv 23.15

“Instrua o homem sábio, e ele será ainda mais sábio; ensine o homem justo, e ele aumentará o seu saber”. Pv 9.9