Certa vez Aristóteles disse o seguinte: “Onde as necessidades do mundo se cruzam com as suas possibilidades, aí está a sua vocação”. É interessante pensar que podemos sinalizar o reino de Deus e alcançar o perdido com aquilo que Ele tem colocado em nossas mãos através de dons, talentos e principalmente da vocação. Isso pode ser realizado de diversas maneiras, no dia a dia, demonstrando amor para o segurança da Universidade ou seguindo para o Haiti evangelizando meninos em um vilarejo através do futebol, expandindo o reino e testificando que pessoas estão se tornando Igreja.

A consciência de que a missão deve ser cumprida em nossas vidas deve existir todos os dias, a cada despertar, enquanto as misericórdias do Senhor se renovam sobre nós e dessa maneira nos dá o privilégio de fazer parte do projeto que Ele tem para o mundo.

Muitos cristãos estão vivendo essa realidade hoje. Primeiramente dando um sentido real a missão no contexto diário, seja nos estudos, no trabalho, em casa, enfim, onde Deus permitir que coloquemos os nossos pés, fazendo com que sejamos instrumentos de bênção e proclamação. Em segundo lugar através de áreas mais específicas, como através de projetos que apoiam missionários e os alegram como o apóstolo Paulo fazia, ou através do sustento financeiro, através da oração, seguindo para uma preparação teológica ou ministério de modo temporário ou efetivo para um determinado campo missionário. Todo louvor a Deus por isso e que o foco permaneça para que aquilo que Ele tem confiado aos seus seja atendido pela Igreja.

“Não existe nenhum cristão que não é vocacionado, não existe nenhum cristão que não é chamado por Deus, para Deus e para o bem de todo mundo.” Ariovaldo Ramos

A IBBN ciente disso tem caminhado para que cada membro possa ter a consciência da vida na missão e assim desenvolver diversas ações missionárias desde Sorocaba até os confins da terra (Atos 1.8).

Ações missionárias da IBBN:

Boas Novas na Cidade:
Acontece em diversos bairros da cidade com o objetivo de promover e realizar trabalhos voluntários nas diversas áreas dos relacionamentos humanos. Além de palestras de desenvolvimento integral e ações com crianças e adolescentes o Boas Novas na Cidade oferece um curso livre de inglês e espanhol sem nenhum custo na sede da IBBN.

Capacitação Básica de Missões:
Demos início a Capacitação em 2013 preparando jovens e adolescentes para um projeto missionário no Chile, em 2014 preparamos outros jovens e adolescentes que proclamaram o evangelho na Bolívia. Em 2015 já estamos com a terceira turma e desta vez não preparando somente um grupo para um projeto transcultural específico, mas sim através de palestras com muito diálogo e reflexão propondo aos alunos a consciência de se viver na missão, sendo assim vocacionados por Deus para que no ambiente que esteja coopere com o Pai. Além de técnicas para evangelização, os temas abordados são: Missões Transculturais, Urbanas, ações com crianças, Sustentabilidade, Saúde, Serviço, Justiça Social, Missão Integral, Vocação, Virtudes, Estudo bíblico, Artes e Esportes. As aulas acontecem aos sábados de manhã das 9h às 12h30.

Kids Games:
Temos realizado no apoio a proclamação na IBBN e outros bairros de Sorocaba e na região. O Kids Games é uma estratégia mundial utilizada para a evangelização de crianças, focada no esporte e na recreação apresentam lições e princípios bíblicos, afim de compartilhar os valores cristãos com seus participantes de uma forma divertida e estratégica.

Gol da Vida:
Como fruto do projeto Jesus Transforma – Trans Paulista, temos realizado treinos de futebol e recreação com meninos que vivem próximo a igreja. Tem sido uma caminhada de proclamação e discipulado neste ministério,

Grupo de Intercessão Missionária – GIM:
Acontece aos domingos às 18h com o objetivo de interceder pelos missionários e seus ministérios, pela IBBN, suas famílias e desafios. Um domingo por mês o GIM realiza um Café com Deus às 8h.

Campanhas Missionárias e Festa das Nações:
Acontece todos os anos com campanhas para mobilizar Missões Estaduais, Nacionais e Mundiais com testemunhos e preleções com missionários.

Produção de Missionecas, pulseiras e lápis para evangelização:
Em nossos projetos missionários sempre entregamos para as crianças bonecas (missionecas), pulseiras, lápis e bolhas de sabão que contém as cores do plano da salvação do livro sem palavras. Várias irmãs e irmãos estão envolvidos na produção deste material sempre realizando com muita alegria.

Contágio Missionário:
É assim que chamamos as viagens missionárias que realizamos apoiando missionários em ministérios pioneiros. Já seguimos duas vezes em missão para a cidade de Prata. MG, para comunidades no Rio de Janeiro e também para Mogi das Cruzes. Servimos nas áreas de evangelismo pessoal e infantil, Kids Games, artes, Estética (ELA – Especiais, Lindas e Amadas), Saúde e oferecendo treinamentos nestas áreas e sobre Vida, Missão e Vocação.

Recebendo e enviando missionários:
A IBBN sempre enviou missionários, sejam efetivos, temporários ou voluntários para os mais diversos campos no Brasil e mundo. Em 2010 isso começou a se intensificar, já enviamos voluntários em equipes ou individualmente, sendo a maioria jovens e adolescentes para o Haiti, Colômbia, México, Peru, Espanha, Inglaterra, Moçambique, Japão, Chile, Bolívia e no Brasil para Bahia, Ceará, Pará, Amazonas, Espírito Santo e Paraná. Os projetos que já realizamos e missionários enviados foram em parceria com a Junta de Missões Mundiais (Tour of Hope), Junta de Missões Nacionais, Juventude Batista Brasileira, OM Operação e Mobilização, Conexão Voluntários em Campo, Asas de Socorro e Coalização Brasileira de Esportes.

Dos missionários que já recebemos em parceira com a Conexão Voluntários em Campo e Jocum (YWAM) Gold Coast, Austrália, os voluntários eram do Paraná, Sergipe, Rio de Janeiro e São Paulo, Guatemala, Quênia, Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Coréia do Sul.

A IBBN sempre envia seminaristas para preparação teológica para ministério pastoral ou missionário.

Mais informações: missoesibbn@gmail.com

Acompanhe no nosso canal do youtube os vídeos dos projetos que já realizamos:
https://www.youtube.com/channel/UC9zEoLk6XzJKNaQ2owBScvg/videos

Abaixo algumas fotos da equipe de Missões da IBBN e dos projetos que já realizamos.